Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Olá olá. Tal como indiquei na descrição do blog, vou relatar a minha experiência da viagem que estou a fazer. Decidi criar este blog para ser mais fácil contar a amigos como está a ser, em vez de estar a contar individualmente a cada um (mesmo que sejam só tipo 2 amigos na minha lista. Tudo bem, mãe e pai?). Não tenho qualquer pretenção em ser seguido por desconhecidos. Se o leitor se insere na segunda categoria e mesmo assim quer continuar a ler, 1) bem-vindo 2) isto pode ser desinteressante e um pouco pessoal demais (não tenho livro de reclamações). Prometo ainda esforçar-me para que este blog não seja um conjunto de textos melosos e bonitinhhos, como imagino que sejam outros blogs de viagem (não sei, nunca li nenhum). Tenho noção que uma aventura deste tipo vai ter momentos maus e difíceis, não os vou esconder.

Gostaria de começar por explicar o que estou a fazer na Guiné-Bissau, para dar algum contexto a este blog. Sou o Pedro, tenho 24 anos, sou Português e terminei os meus estudos em Engenharia Informática no final do ano passado. Durante o meu mestrado, comecei a alimentar a ideia na minha cabeça de fazer uma experiência diferente, em vez de seguir o percurso normal e começar a trabalhar. Escolhi fazê-la agora porque penso que seja a melhor altura, em termos de tempo livre, para fazer algo que dure mais que apenas algumas semanas. Além disso, estou numa fase muito boa da minha vida em que não tenho compromissos e responsabilidades por aí além, por isso posso "alienar-me" da minha vida em Portugal. Particularmente, vou fazer voluntariado porque quero manter-me ocupado; não me vejo a fazer uma viagem longa sozinho a passear por aí, qual backpacker da moda, pelo menos para já. Desengane-se quem ainda pensa que sou boa pessoa só porque vou fazer voluntariado. Não aspiro a mudar o mundo, ajudando os outros, a consciência da minha pequenez torna-me humilde/egoísta (que fixe).

 

De seguida, vou contextualizar a escolha da Guiné-Bissau como palco para este plano mais ou menos pensado. Devo desde já mencionar que sou desorganizado e deixo as coisas para a última, de maneiras que estou disponível desde os ínicio de Novembro de 2017 e estou a iniciar esta viagem no final de Janeiro de 2018. Estive algum tempo até encontrar um projecto de voluntariado que eu à partida gostasse e que me aceitasse. O meu plano sempre foi encontrar algo fixe mas mais importante com poucos custos para não ter que chular os meus pais. Consegui o contacto de um jovem habitante em Bissau que esteve para fazer voluntariado num projecto no sul do país, mais precisamente em Cacine. O projecto chama-se Amigos das Escolas da Guiné-Bissau. Depois de falar com este jovem, quis saber mais e enviei um mail ao responsável do projecto, um tal de José Valberto, um brasileiro que criou o projecto há mais de 20 anos. Pouco tempo depois decidi que era isto que queria fazer (confesso que já estava a desesperar por ainda não ter nada para fazer).
A ideia que me "venderam" é que Cacine é uma zona meio isolada onde existe uma pequena comunidade e onde existe uma escola improvisada para as crianças e adultos dali. Vou ficar até Maio deste ano, contabilizando um total de 3 meses e tal longe da comida da mamã. No contexto do projecto, já sei o que vou fazer: vou dar aulas de informática e Português (tanto pode ser giro como horrível porque nunca dei aulas a ninguém). Pena que não me deixaram ser o contínuo da escola, sempre quis conhecer melhor essa raça de profissionais.

No entanto, não fui directamente para Cacine quando cheguei à Guiné-Bissau. Estou neste momento em Bissau, a capital do país. Mais sobre estes dias em Bissau e o plano para a descida até Cacine nos próximos posts (é assim que se cria hype para lerem os outros posts, certo?).

(Este texto ficou longo pa cacete, espero melhorar a minha capacidade de síntese, caso contrário nem os meus 2 amigos vão ler isto).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:27





Pesquisar

  Pesquisar no Blog