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"Para clicar?"

19.03.18

Então, no último post relatei um pouco como estão a ser as aulas de Português. Neste post vou descrever como estão a correr as aulas de Informática. Relembro que estou a dar aulas de Informática a duas turmas diferentes, a da manhã e a da noite. A turma da manhã está a ter o primeiro contacto com um computador e a turma da noite é malta que já fez um curso de informática, dado por outros voluntários, no passado.

 

Dar aulas de Informática é bastante diferente de dar as aulas de Português, pelas seguintes razões:

  1. não é na escola, é na associação;
  2. os alunos são mais velhos, o mais novo deve ter uns 16 anos;
  3. os alunos não são obrigados a estar ali, como na escola. Estão por isso, mais interessados em participar na aula;
  4. Estou muito mais à vontade a ensinar Informática. Nem preciso de encarnar a personagem de professor fodido bipolar, como mecanismo de sobrevivência.

No geral, estou a gostar mais de dar as aulas de Informática por estas razões e porque sei que até estou a fazer um trabalho decente (de acordo com os meus critérios). 

Mais no ínicio demorou um bocado a encontrar a estratégia para dar as aulas, considerando que não tinha um projector onde podia demonstrar o que queria que os meus alunos fizessem. Acrescido a isto, também havia (e continua a haver) o problema do Português. Muitas vezes vê-se nas caras de confusão que falei numa lingua alígena. Para resolver este problema e para organizar melhor as aulas, decidi criar guiões para os exercícios que queria que eles fizessem. A aula do primeiro guião correu pessimamente. 

Vou dar um exemplo de um exercício desse guião. 

 

Exercício 2 - Edição de texto básico

  1. Ir ao menu iniciar (tecla WINDOWS);
  2. Escrever “Bloco de Notas”;
  3. Clicar no programa;
  4. Escrever o nome (exemplo: “Pedro do Vale”);
  5. Carregar ENTER;
  6. Escrever a idade (exemplo: “24”);
  7. Selecionar o texto usando SHIFT e as SETAS ou usando o rato;
  8. Copiar o texto (CTRL + C);
  9. Ir até ao fim da linha com as SETAS;
  10. Carregar ENTER para mudar de linha;
  11. Colar o texto (CTRL + V).

Quando estava a escrever este guião, estava mesmo confiante que, com o nível de detalhe que fiz as instruções, não iria haver grandes problemas. Até porque todos os exercícios do guião já tinham sido feitos nas aulas anteriores, O que eu não contei foi com o primeiro problema: "o que é um guião?". Tive que exemplificar como se seguia o guião "vemos o que é para fazer no primeiro passo do guião, fazemos o que diz lá, e voltamos ao documento, para ver o que temos que fazer a seguir". A lição que retirei desta experiência é que muitos métodos de ensino que para mim são básicos para os meus alunos são novidade. Isto não quer dizer que reduzi o nível de dificuldade do que planeei ensinar durante estes meses, eu acredito que se mantiver a exigência e não pensando "vou só pô-los a fazer cópias no word para eles aprenderem a digitar", os meus alunos vão realmente aprender o básico de mexer num computador. Infelizmente, acho que não acho que tenha sido esta a atitude de outros voluntários que já deram curso de informática (à turma da noite), mas que querem que eu diga? Nem toda a gente tem a sorte de ter o Professor Pedro.

Desde esta experiência, adoptei duas estratégias: fazer os guiões mais descritivos com imagens a demonstrar o que os meus alunos têm de fazer e pedi ao Valberto alguém que me ajudasse a dar as aulas da manhã, onde a comunicação é o maior obstáculo. Desde então, o Lamine, um aluno da turma da noite que até és dos que se safa melhor nas aulas, têm ido à aula da manhã para esclarecer dúvidas dos alunos, em Crioulo e Susso. Eu continuo a esclarecer dúvidas e a dar as directrizes da aula, mas adivinhem quem é que os alunos mais chamam para esclarecer dúvidas? Mas por mim, tranquilo. Importante é que consigam fazer os exercícios.

 

Então é isto, os guiões dão bastante trabalho a fazer mas até estão a dar resultado e como entretanto já chegou um projector novo, as aulas vão correndo bem. Os guiões também vão ser fixes para se outro voluntário vier dar aulas de informática, nem que seja para perceber o nível de detalhe com que tem de explicar as coisas.

 

Divaguei bastante neste post, tanto que nem deu para criar secções no texto. "É o que temos". Já agora, o títutlo deste post é talvez a frase que mais oiço nas aulas depois de dar uma instrução, como por exemplo "vão à pasta, clicam no ficheiro para abri-lo". É engraçado.
Deixo-vos com pseudo-código, não fosse eu um jovem português informático na Guiné-Bissau:

 

    nAmigos = postAnterior.getNAmigos()++; // nAmigos = 14

    print random.nextString() + " grande pa cacete " + random.nextString() + nAmigos + random.nextString() + ". É muito isto.";

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publicado às 19:17


3 comentários

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De Anónimo a 10.04.2018 às 06:28

Caro professor Pedro,

agradeço pelas palavras de incentivo e penso que devia investir na área de desenho, nunca se sabe quando terá que passar de guiões para esquemas banda de desenhada “como abrir o vídeo do Messenger”. Eu fiz o mesmo com a minha mãe contudo não teve sucesso imediato... serão sido setas a mais? Bem já não interessa, irei descobrir a solução em Cabo Verde.

Continuação de um dia fantástico a lecionar, o melhor trabalho do mundo segundo dizem. (:

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